• Tipo:
  • Género:
  • Duração:
  • Classificação média:

Sobre Nós

QUEM SOMOS

FLUX TV é uma plataforma digital de criação, programação e disponibilização de filmes e séries originais e formação online nas artes performativas, criada pela Companhia João Garcia Miguel e pelo Teatro Ibérico, com o intuito de desenvolver novas ferramentas de apoio à digitalização e internacionalização das criações nacionais, bem como da formação nas artes performativas.

A NOSSA MISSÃO

O período pandémico que vivemos, gerou uma quebra nas ofertas culturais e formativas, bem como nas receitas associadas à circulação de espectáculos no território nacional. Tal facto, potenciou o consumo de produções audiovisuais internacionais e nacionais de ficção e documentário, principalmente através de plataformas digitais. Assim, as Artes Performativas têm também de repensar a lógica de aproximação aos públicos, quer sejam eles enquadrados na área do entretenimento ou na área do ensino. As artes performativas vivem do contacto presencial com o público e quando transpostas para um universo digital, requerem um novo pensamento, uma nova fórmula. O registo de um espetáculo ou aula, fica assim, muitas das vezes, aquém do resultado necessário para competir em pé de igualdade, com a vasta oferta digital que se impõe de dia para dia. 
Ainda no campo da ação social, existe uma forte reflexão sobre a exclusão social no acesso cultural das pessoas portadoras de deficiências, que deve ser tida em conta. A criação de conteúdos para os novos media, direcionados ou adaptados para os portadores de deficiências sensoriais (invisuais e portadores de deficiência auditiva), tem sido uma constante lacuna por colmatar na criação dos objetos artísticos físicos e digitais.  A percentagem de conteúdos adaptados, sejam eles nacionais ou internacionais, é insuficiente para uma sociedade que se pretende inclusiva. Este projeto terá assim uma programação em que todos os conteúdos da FLUX TV terão disponíveis áudio-descrição, tradução em Língua Gestual Portuguesa e legendagem bilingue (Português-Inglês). 
Com a criação desta plataforma, estamos a propor e disponibilizar uma nova forma de olhar para as artes de palco e também a desenvolver uma ferramenta de trabalho, que pretende abranger um vasto número de criativos nacionais, a longo prazo. 
Esse segundo passo não está de imediato consignado a este apoio, mas será de imediato perseguido dado a compreensão de que o estamos a propor terá maior possibilidade de afirmação na proporção da vastidão de recursos técnicos e criativos alocados. A competitividade por adquirir um patamar de qualidade impõe-se numa rápida aprendizagem de todos os envolvidos. Conteúdos com qualidade, tecnicamente sofisticados e evoluídos impõe-se como nosso objectivo. Inclusão, partilha e educação serão a nossa missão.
Ir para o topo